segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A GINCANA



Iniciamos a semana com uma gincana de compreensão do texto SAÍDA DE CAMPO- BARRA DA LAGOA E LAGOA DA CONCEIÇÃO-“ENTREVISTA A UM PESCADOR”. A gincana consiste da seguinte forma : divisão da turma em grupos. Cada grupo teria que responder questões elaboradas pela professora. Cada questão com um determinado valor. A equipe que executasse a questão recebe a pontuação correspondente e aquela equipe que executasse em primeiro recebe uma pontuação a mais. No final a equipe que tivesse o maior número de pontos recebe uma gremiação simbólica.



SAÍDA DE CAMPO- BARRA DA LAGOA E LAGOA DA CONCEIÇÃO-
“ENTREVISTA A UM PESCADOR”.



NO DIA 14 DE JULHO DE 2008 NÓS, INTEGRANTES DA OFICINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO FIZEMOS UMA SAÍDA DE CAMPO ÀS COMUNIDADES DA BARRA DA LAGOA E LAGOA DA CONCEIÇÃO. NOSSO OBJETIVO ERA CONHECER UM POUCO SOBRE A VIDA DESSAS COMUNIDADES, PORQUE ESTAMOS PRODUZINDO UMA PEÇA TEATRAL BASEADA NA MÚSICA “BARRA DA LAGOA” DO GRUPO ENGENHO. QUERÍAMOS OBSERVAR O AMBIENTE ONDE VIVEM NOSSOS PERSONAGENS E CONHECER SUAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS. PARA TANTO, PENSAMOS EM ENTREVISTAR PESCADORES E RENDEIRAS
Entrevistamos seu josé, pescador de 50 anos de idade, nasceu e mora na barra da lagoa com a esposa e seus dois filhos. eLE aprendeu a profissão com o pai. segundo seu josé, ser pescador é uma tradição familiar, mas, seu filho não vai perpetuÁ-la. antigamente se vivia da pesca artesanal. porém, hoje, com a indústria da pesca tão poderosa, a competição em alto mar dificultou a vida do pequeno pescador que não conseguE entrar no mecado pesqueiro. é quase impossÍvel alguém crescer com a pesca artesanal. seria necessário muito investImento. por Iisso, seu filho vai seguir outro caminho. seu josé sabe muito bem sobre o que estÁ dizendo, conhece bem a indÚstria e o mercado pesqueiro. trabalhou 11 anos como embarcado (FUNCIONÁRIO DE UM GRANDE BARCO PESQUEIRO). até mesmo ele não consegue mais sobreviver puramente da pesca. possui uma pousada: “pousada lar do pescador” e também, casas para alugar e garantir o sustento da família
.
Segundo seu josé se algum de nós quiser ter o mar como companheiro na vida, é bom que estude muito para ser um oficial da marinha e ter sálario fixo, com todas as garantias possíveis para deixar a família segura e tranquila.
Seu josé nos contou que o mar traz muitas surpresas. muitas vezes em alto mar pensavam ter encontrado um grande cardume E a alegria era geral. porque teriam uma ótima pesca e podeRIAM voltar para O calor do lar com fartura. mas, era somente um filhote de baleia ou cachalote, animais que destroem as redes trazendo muito prejuízo. Disse que os pescadores não pensam em matar peixes que estão em risco de EXtinção, mas por vezes acontece, como nestas situações.
e essa é a vida de pescador, com dias bons para peixe e outros nem tão bons assim.

Autores: integrantes da oficina de comunicação e expressão
QUESTÕES DA GINCANA

1) RETIRE DO PRIMEIRO PARAGRAFO NOVE PALAVRAS QUE POSSUEM QUATRO OU MAIS SÍLABAS.
2) DO SEGUNDO PARAGRAFO -ESCREVA EM NÚMEROS ROMANOS A IDADE DE DE SEU CLADINEI (COMEÇANDO DE 1 ATÉ A IDADE.)
3) SEGUNDO PARAGRAFO- O QUE SEU CLAUDINEI QUIS DIZER COM A FRASE “ OS PESCADORES FICAM EM ALTO MAR POR DIAS A FIO”.
4)TERCEIRO PARAGRAFO- RETIRE AS PALAVRAS QUE POSSUEM UMA SÍLABA.
5)DESENHE O QUARTO PARAGRAFO

6) QUINTO PARAGRAFO-QUE OUTRAS PALAVRAS PODEMOS FORMAR COM:
PESCADOR-
TRAMANDO-
BA LADO-
REFERINDO
7) PINTE CADA PARAGRAFO DE UMA COR

Nenhum comentário:

Postar um comentário